Descubra insights para o seu negócio vender mais
Quem é do varejo - ou leitor desse blog - sabe: R.F.V. (sigla para "recência, frequência e valor") é uma métrica potente para entender os hábitos de seus clientes e pode trazer 3 valiosos simples e insights para o seu negócio:
- Quanto mais recente a compra, mais reativo o cliente é às promoções e campanhas;
- Quanto maior a frequência de compra do cliente, maior engajamento e satisfação para se manter fiel à marca;
- O valor diferencia clientes que compram muito de outros compradores de baixo valor.
Além desses dados que o RFV oferece, outro indicar importante do varejo traz mais informações valiosas para quer quer aumentar o faturamento da sua empresa. Trata-se de "LTV" ( sigla para "Lifetime value"), uma métrica criada a partir do histórico de compra dos clientes para chegar a uma estimativa de compras futuras em um período. Com isso, cria-se um banco de dados de consumidores separados em grupos, como:
Recent costumer: cliente recente
Potential loyalist: lealdade potencial
Champions: campeões
Confira abaixo alguns exemplos de questões que podem ser respondidas a partir dessa análise, potencializando as suas vendas:
Grupo Champions
Eles são nossos melhores clientes. Um grupo bastante enxuto de 2% da base de clientes que trouxe quase 27% do faturamento total dessa marca, tendo indicadores bastante relevantes, com ticket médio de R$2.581 e uma periodicidade de compras de 69 em 69 dias. Para esse grupo, atuamos com convites especiais para eventos, engajamos com gifts na casa das clientes, além de tratamento exclusivo para conhecer com prioridade cada lançamento da marca.
O time de loja deve estar constantemente enviando novidades relativas aos hábitos de consumo dessas clientes, focando em entender profundamente cada uma delas para encantá-las e retê-las.
Grupo Can't Lose
São os clientes que não podemos perder. Clientes desse tipo têm um ticket médio bastante elevado comparado à média da marca de R$9.452, mas estão em média 262 dias sem comprar, ou seja, são clientes com alto potencial de compra, mas que já estão distantes da marca (lembre-se que os melhores clientes nesse caso compram de 69 em 69 dias, ou seja, elas estão quase 4x mais distantes que elas).
Para esse grupo, o ideal é criar ações de resgate mais fortes, como gerente de loja convidar o cliente para ir à loja com um voucher de desconto especial, ou até mesmo para um lançamento exclusivo, focando em gerar uma experiência diferenciada para que ele volte a comprar com a marca.
Gostou? Essas são apenas algumas das métrica e indicadores-chave do varejo que podem ajudar o seu negócio a crescer mais.
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