Descubra como executivo da Melissa atingiu R$ 30 mi com fidelização
Desafio
A indústria calçadista é uma das mais importantes do país, pois possui grandes polos em todo o seu território, especializados em vários tipos e modelos.
Embora o país ocupasse, em 2019, o 5° lugar no ranking de maiores exportadores mundiais de couro e calçados, a crise sanitária provocou uma retração no setor nos últimos anos.
Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), em 2023 o setor apresentou queda de 1,1% na produção, somando 839,3 milhões de pares fabricados, contra 848,96 milhões produzidos em 2022.
Apesar disso, a entidade diz que a indústria nacional de calçados estima um crescimento de 2,2%, com a produção de algo em torno de 857,8 milhões de pares em 2024.
Uma das marcas de calçados mais celebradas do país nas últimas quatro décadas, a Melissa, com sua versatilidade e estilo, tornou-se uma febre entre os jovens. Com seu design inconfundível, produzido em plástico moldável, e o delicioso cheirinho de chiclete, o primeiro modelo, apelidado de Aranha, foi inspirado nas sandálias usadas pelos pescadores no sul da França.
A marca pertence à Grendene, uma das maiores produtoras de calçados do país, que faturou R$ 2,43 bilhões em 2023. A companhia detém diversas marcas reconhecidas e de sucesso, além da Melissa, como Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids.
A Melissa conta hoje com mais de 170 franqueados e mais de 400 lojas. A marca foi a primeira a lançar um clube de assinatura de calçados no país, o Clube Melissa, que oferece uma assinatura trimestral, por meio do cartão de crédito. A cada mês, o assinante recebe kits diferentes e exclusivos.
Algumas das funções do Clube Melissa envolvem:
- Promover ações, eventos e encontros entre as clientes e as coleções;
- Gerar fluxo e vendas por meio de eventos;
- Ativar a comunicação em relação aos produtos e ações através de posts nas redes sociais;
- Oferecer logística reversa nas lojas, permitindo que os consumidores descartem sandálias antigas para que sejam recicladas
Os canais de vendas são três: franquias, e-commerce e lojas multimarca. O canal de franquias é responsável por pouco mais de 60% do faturamento da marca.
Parte deste resultado se deve ao auxílio dos canais digitais (WhatsApp, delivery, omnichannel, entre outros), que passaram a corresponder a 40% das vendas das lojas. Além disso, a marca está expandindo sua presença internacional, hoje com mais de 150 lojas.
Em 2023, a Melissa entendeu que, apesar da comunidade de clientes engajadas que tinha, precisava oferecer um benefício adicional, além da experiência de consumo, para que elas seguissem regressando às lojas.
Foi quando a marca optou por escolher como parceira a CRMBonus para ajudar na iniciativa.
Solução
A CRMBonus ofereceu então à Melissa a solução Giftback: uma plataforma de proporciona uma melhor relação entre clientes e empresas e ajudando a impulsionar as vendas por meio da geração de bônus.
Por meio de Inteligência Artificial, essa ferramenta trabalha com análise de dados, identificando padrões e tendências, o que permite aos varejistas compreender melhor melhor o comportamento dos consumidores, otimizar os processos e antecipar as necessidades.
“Foi um casamento muito legal com esta comunidade da Melissa que já é engajada e que agora volta à loja, consegue ganhar um benefício e tem mais motivos para voltar.”
Rafael Tremarin, gerente de gestão de franquias Melissa.
Resultado
Com o fluxo de clientes voltando mais rapidamente para uma nova compra, o Giftback gerou mais de R$ 30 milhões em vendas incrementais em 2023.
“Além de atender o que nossas consumidoras buscam, que é a praticidade e o atendimento para uma venda agregada, a equipe de loja consegue fazer uma venda mais fluida. Ou seja, a ferramenta gera resultados, que é o que buscamos. Assim, é o que vale, é o que conta e nos faz acreditar que podemos crescer muito mais.”
Rafael Tremarin, gerente de gestão de franquias Melissa.
Assista também ao depoimento na íntegra de Rafael Tremarin à campanha "Histórias" e baixe aqui o case Melissa & CRMBonus.
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