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Mauro Nomura faz 2 milhões de vendas com ações de CRM na Adidas

Por:
Gustavo Gadotti
21/12/23
5
min de leitura
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A rede de lojas Adidas do Grupo Nomura conseguiu alavancar seu faturamento com a implementação de soluções integradas da CRMBonus. Por meio das ferramentas Agenda do Vendedor, Link Influencer e Member Get Member, o grupo incrementou as vendas em 2023 em R$ 15 milhões.

Desafio

O aumento da participação em esportes e atividades recreativas têm impulsionado as vendas de roupas, calçados e artigos esportivos globalmente. Cada vez mais, os consumidores buscam produtos com elementos de design esportivo alinhados com a tendência do athleisure. No Brasil, o segmento de moda esportiva apresentou, em 2023, queda de 0,8% no consumo, totalizando 639,2 milhões de peças.

Em valores, o faturamento alcançou R$ 23,2 bilhões, em um crescimento de 3,4%. A expectativa é de que, até 2025, o volume de vendas de roupas femininas cresça mais de R$ 3 bilhões, enquanto as masculinas aumentarão em mais de R$ 2 bilhões.

Já na categoria de calçados esportivos, o crescimento deverá ser de mais de 5% até 2025, atingindo um valor de mais de R$12 bilhões. Por conta da transformação digital, o setor de varejo on-line continua a evoluir de forma exponencial.

Neste ritmo de mudanças, o Grupo Nomura, um dos maiores franqueados da Adidas, desenvolveu uma estratégia em parceria com a CRMBonus a fim de expandir suas vendas com soluções integradas. 

Há mais de 20 anos no mercado, contando com 600 colaboradores, o grupo gerencia 34 lojas da marca Adidas, Arezzo e Schutz, em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, visando faturar R$ 1 bilhão até 2027.


Os principais desafios do grupo incluíam:

  • Otimizar o tempo do time de loja e trazer mais potencial de compra pelo WhatsApp;
  • Padronizar os contatos de WhatsApp com mensagens personalizadas e controle de resultados;
  • Aumentar a fidelidade dos clientes com relacionamento no momento certo com a mensagem certa;
  • Mensurar o impacto das estratégias de influenciadores e campanhas OOH (Out of Home) no varejo físico;
  • Capturar e validar leads com dados precisos e LGPD;
  • Compreender o comportamento dos clientes após a divulgação de ações digitais;
  • Criar um programa de indicação com gestão e controle;
  • Depender dos canais de aquisição tradicionais, como fluxo de shopping ou anúncios, para atrair novos clientes;
  • Adquirir consumidores com alto potencial de consumo e fit com sua marca.


Solução

A estratégia do grupo incluiu a contratação de várias soluções do CRM 360 da CRMBonus: a Agenda do Vendedor, a solução Link Influencer e a Member Get Member.

Agenda do Vendedor

Com esta ferramenta, o grupo Nomura iniciou sua jornada no físico e digital, promovendo campanhas de marketing personalizadas, estratégias de segmentação, históricos de compras e muito mais. Apenas com um único aplicativo fácil e intuitivo. 

“O uso do aplicativo é superfácil e os times já estão treinados para criar as campanhas com maior potencial de conversão. Com o Giftback conseguimos reativar clientes que estavam inativos há sete meses.” Mauro Nomura, CEO do Grupo Nomura

Os benefícios oferecidos pela Agenda do Vendedor incluem:

  • Jornadas de pós-compra personalizadas e campanhas de incentivo a vendas integradas com cashback;
  • Indicadores em tempo real sobre clientes contatados e vendas influenciadas;
  • Mensagens sugeridas com segmentações avançadas e textos predefinidos;
  • Informações unificadas: cashback disponível, ticket médio, produtos e loja preferida de compra;
  • Histórico de vendas on e offline com toda a jornada do seu cliente.

Link Influencer

Esta solução permite medir os resultados de ações com influenciadores nas redes sociais. O objetivo é otimizar o investimento de forma eficaz, identificando também a conversão de ações digitais em vendas no varejo físico, além da captação de leads para criação de jornada de conversão.

Entre os benefícios da ferramenta estão:

  • Controle baseado em dados para otimizar o marketing;
  • Mensuração do alcance e eficácia de influenciadores no varejo físico;
  • Uso de estratégias inteligentes para captura de cadastros em aberturas de lojas;
  • Criação de jornadas de engajamento para leads por meio de bônus e lembretes.

Member Get Member

Já a solução Member Get Member é um programa de indicação em que os clientes atuam como promotores da marca, indicando a marca a amigos e conhecidos e trazendo novos clientes. Nesta ação, tanto quem promove quanto o novo cliente ganham bônus Giftback, além de muitos benefícios:

  • Custo reduzido de aquisição de novos clientes;
  • Clientes se transformam em promotores da marca;
  • Aquisição de consumidores com alto potencial de consumo;
  • Aumento do ticket médio das compras;
  • Indicação via WhatsApp.

Resultados 

Os resultados não demoraram para aparecer. Com a implementação da Agenda do Vendedor, após uma semana houve um incremento de 12% nas vendas. Além disso, mensalmente 200 mil clientes são contatados, impulsionando vendas de R$ 2,5 milhões por mês.

Já o Link Influencer permitiu mapear mais de 3.477 ações de influenciadores, o que gerou um volume de R$ 12 milhões em vendas identificadas em varejo físico. 

Como consequência, as lojas Adidas do Grupo Nomura puderam medir o impacto de suas campanhas, o retorno sobre o investimento (ROI), além de ajustar as estratégias de acordo com a necessidade.

Além disso, a solução MGM promoveu a indicação de 7.660 clientes, somente em outubro de 2023, sendo que 616 deles compraram nas lojas, totalizando vendas de R$258 mil, fazendo com que o Grupo Nomura alcançasse resultados fora da curva. 



Gostou? Assista ao depoimento na íntegra de Mauro Nomura à campanha "Histórias" e baixe aqui o case Adidas & CRMBonus.

E para saber como ajudamos o Grupo Nomura a conquistar resultados fora da curva em 2024 com as nossas soluções, assista à entrevista de Mauro Nomura à nossa líder de comunicação e conteúdo Anita Pompeu:

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Escrito por:
Gustavo Gadotti
Diretor de Growth na CRMBonus

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