Saiba como Renata Vichi teve a melhor páscoa da história da Kopenhagen
Desafio
O Brasil é o 5º maior vendedor mundial de chocolate no varejo. O tamanho do mercado brasileiro de chocolate está projetado para alcançar, em 2024, US$ 3,38 bilhões. Porém, deve atingir US$ 4,15 bilhões até 2029, crescendo 4,22% até 2029, de acordo com relatório da Mordor Intelligence.
A produção de chocolate cresceu 6% (805 mil toneladas) em 2023, com um faturamento de R$ 25 bilhões. O consumo per capita também aumentou, passando de 3,6 kg em 2022, para 3,9 kg em 2023, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas).
Porém este consumo ainda é tímido diante dos europeus, que consomem 8 kg em média no ano. Ou seja, apesar do crescimento, há ainda muito espaço para conquistar no mercado.
Dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, o Grupo CRM faturou R$ 1,7 bilhão em 2023 e tem uma atuação de mais de 35 anos no sistema de franquias. Após a compra de participação no grupo pela Nestlé e a saída do fundo de private equity Advent, o plano é triplicar de tamanho abrindo 2 mil franquias até 2026.
Atualmente, o grupo conta com 1.110 lojas, em todo o Brasil, mas devido a um plano agressivo de expansão, a projeção é fechar este ano com 1.451 lojas, 100 novas da Brasil Cacau e pouco mais de 200 da Kopenhagen.
"O plano de expansão é bastante abrangente. Hoje temos 700 lojas, principalmente no Sudeste, e 800 regiões já estão mapeadas em 380 cidades"
Renata Moraes Vichi, sócia e CEO do Grupo CRM
Um resultado importante no gerenciamento do grupo CRM foi a participação do canal digital no faturamento de 2023 chegando a quase 10%. A previsão para 2024 é chegar a 20% da receita projetada de R$ 2 bilhões para 2024.
Na Páscoa de 2023, a Kopenhagen alcançou resultados extraordinários, graças à parceria com a CRMBonus. Foi quase duas vezes maior que em 2019.
Entre os desafios da marca destacavam-se:
- Aumentar o potencial de compra pelo WhatsApp;
- Empoderar os times das lojas físicas;
- Padronizar os contatos de WhatsApp com mensagens personalizadas aos clientes e controle de resultados;
- Fidelizar mais clientes com relacionamento no momento certo e com a mensagem certa.
Solução
Diante dos desafios enfrentados, a Kopenhagen encontrou na solução Agenda do Vendedor, produto do CRM 360, a fórmula certa para fazer seus vendedores conectarem-se com os clientes de forma profissional através de jornadas inteligentes.
A Agenda do Vendedor oferece aos usuários a possibilidade de organizar suas atividades diárias, de forma que possam gerenciar seu tempo e prioridades. Isso auxilia o seu empoderamento, na medida que maximiza a produtividade e o cumprimento dos compromissos.
Com esta solução especialmente desenhada para o Varejo, os times de lojas da Kopenhagen puderam desenvolver jornadas claras para se comunicar eficientemente com os clientes.
Com segmentações inteligentes, o relacionamento se mostra mais aperfeiçoado, pois transforma conversas em estímulos para reduzir o tempo de recompra do cliente, o que eleva a relação da companhia com um CRM descentralizado na mão de cada vendedor.
Resultado
Com a solução, o grupo CRM conseguiu o maior feito da história da empresa. Em 2023, conquistou a melhor Páscoa com a ativação de mais de 3 milhões de clientes, de forma muito personalizada e humanizada.
Os benefícios da Agenda do Vendedor são inúmeros. Confira os principais:
- Carteira de clientes do vendedor automatizada;
- Indicadores em tempo real sobre clientes contatados e vendas influenciadas;
- Jornadas de pós-compra personalizadas;
- Histórico de vendas online e offline;
- Informações unificadas: ticket médio, produtos e loja preferida para compra;
- Mensagens sugeridas com segmentações avançadas e textos predefinidos.
Gostou? Assista ao depoimento na íntegra de Renata Vichi à campanha "Histórias":
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