Descubra como parcerias com influenciadores transformam campanhas em vendas
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As colaborações com influenciadores digitais se transformaram em uma estratégia poderosa para marcas que buscam ampliar seu alcance e impulsionar vendas. Essas parcerias oferecem autenticidade e conexão emocional com os consumidores, fatores cada vez mais valorizados pelo público.
Com o avanço das redes sociais e a crescente importância de vozes vistas como mais autênticas e alinhadas aos valores e propósito dos consumidores, as marcas têm buscado parcerias que impulsionem as vendas, aumentem a visibilidade e criem conexões mais duradouras com os consumidores. Uma durabilidade baseada não apenas em momentos transacionais, mas também na fusão de entretenimento, conhecimento e informação.
Novas referências para os clientes
No mundo pré-internet, atores e cantores eram os principais influenciadores públicos. A mídia de massa privilegiava o uso de “garotos-propaganda” que representassem as marcas para o maior número possível de pessoas, seguindo uma lógica que não conseguia personalizar os contatos e precisava se basear em abordagens generalistas para gerar resultados.
O uso cada vez mais intenso dos dados de navegação e consumo em um mundo digitalizado permite que plataformas e marcas acompanhem e interfiram no comportamento das pessoas, apresentando publicidade e ações de relacionamento personalizadas. Nesse cenário, influenciadores digitais são produtores que, a partir de suas plataformas online, conseguem atrair e engajar um público significativo, a partir de conteúdo autêntico e relevante para perfis de audiência definidos, em momentos específicos da jornada de conhecimento e consumo.
É justamente a capacidade de criação de conteúdo visto como autêntico e relevante que dá aos influenciadores a possibilidade de estabelecer uma relação de confiança com seus seguidores, fazendo com que suas recomendações se tornem valiosas para as marcas. Essa relação de confiança entre o influenciador e o público amplia o alcance orgânico das marcas nas redes sociais, permitindo o desenvolvimento de presenças digitais mais robustas sem incorrer em custos proibitivos de marketing.
No contexto do e-commerce, os influenciadores atuam como intermediários eficazes entre as marcas e os consumidores. Ao promover produtos e serviços de maneira natural, criam conexões emocionais com seus seguidores. O resultado é um aumento expressivo da demanda por esses profissionais: desde 2020, o mercado global de influência mais que triplicou, alcançando US$ 33 bilhões. Além disso, 86% dos consumidores disseram ter feito pelo menos uma compra inspirada por um influenciador digital nos últimos 12 meses.
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Nem todo influenciador é igual
Ao desenvolver uma estratégia de atuação em parceria com influenciadores, é comum que as marcas se deparem com milhares de possibilidades. Essa característica abre espaço para trabalhar diferentes perfis de influenciadores, definidos a partir do tamanho de sua base de alcance orgânico:
- Nanoinfluenciadores: menos de 10 mil seguidores;
- Microinfluenciadores: entre 10 mil e 100 mil seguidores;
- Mesoinfluenciadores: entre 100 mil e 500 mil seguidores;
- Macroinfluenciadores: entre 500 mil e 1 milhão de seguidores;
- Megainfluenciadores: mais de 1 milhão de seguidores.
Nesse mercado, o número de seguidores pode ser menos importante do que a capacidade que o criador de conteúdo tem de engajar o público, dependendo de sua estratégia de atuação. De forma geral, nanoinfluenciadores tendem a ter índices de engajamento mais elevados e representam a maioria absoluta dos criadores de conteúdo no Brasil. Como são especialistas em determinado assunto, têm mais autoridade em um campo específico.
Como acertar em sua estratégia de influenciadores?
Para que as marcas se beneficiem plenamente de parcerias com influenciadores, é essencial adotar uma estratégia que leve em conta os seguintes aspectos:
- Identificação do influenciador ideal: é preciso trabalhar com criadores de conteúdo que conversem com o público-alvo desejado. Parece algo óbvio, mas essa aderência fará com que a mensagem seja transmitida de forma autêntica e recebida de forma positiva.
- Definição de objetivos claros: é necessário estabelecer objetivos específicos para a campanha, como aumento de vendas, reconhecimento de marca ou lançamento de produtos. Essa é uma diretriz essencial para definir os influenciadores que serão parceiros e a estrutura dessa colaboração.
- Criação de conteúdo autêntico: nenhuma estratégia de conteúdo digital funciona se o influenciador não puder trabalhar com liberdade, adaptando as informações da marca ao seu estilo e linguagem. É isso que faz com que o produto ou serviço seja apresentado para o público de uma forma natural e genuína.
- Monitoramento e análise de resultados: o que não se mede não se gerencia. Acompanhe as métricas de engajamento, tráfego e conversão de cada campanha com cada influenciador, para avaliar o sucesso dos investimentos e ajustar a estratégia para as próximas ações.
- Acompanhe a conversa em vez de dirigi-la: no marketing de influência, o consumidor direciona as conversas. Essa é uma oportunidade para marcas dispostas a ouvir o que vem rendendo discussões nas redes sociais para aproveitar as possibilidades e, então, usar influenciadores para conectar essas conversas aos produtos.
É o que a varejista de moda C&A fez no mês de fevereiro, na esteira da indicação de Fernanda Torres ao Oscar: a empresa aproveitou o destaque dado para a atriz para lançar uma coleção de camisetas baseadas em frases icônicas da série Tapas e Beijos, protagonizada por ela.
A estratégia não apenas capitalizou o buzz em torno da atriz, como também conectou emocionalmente os consumidores ao tema da campanha. A varejista compreendeu práticas essenciais ao marketing de influência:
- Alinhamento estratégico: Fernanda Torres representa valores como autenticidade e sofisticação, que se conectam ao público-alvo da C&A;
- Timing: a campanha foi lançada poucas semanas antes do Oscar, o que maximizou seu impacto;
- Envolvimento: a narrativa da campanha, centrada em personagens icônicos da TV, gerou identificação e engajamento.
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O exemplo da C&A reflete o fato de que influenciadores digitais têm tido um papel central na promoção de marcas de moda, se transformando em intermediários que fazem o link entre os consumidores e as empresas de maneira autêntica.
A integração de influenciadores digitais às estratégias de marketing representa uma oportunidade valiosa para marcas que desejam se conectar de forma natural com seu público-alvo e impulsionar as vendas. Ao adotar abordagens estratégicas e baseadas em dados, as empresas podem aproveitar essa tendência para fortalecer sua presença no mercado e alcançar seus objetivos comerciais.