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Saiba como Diego Flores fez a marca de sapatos CNS vender 20% mais

Por:
Gustavo Gadotti
11/11/24
6
min de leitura
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Desafio

A evolução constante da moda masculina revela tendências novas a cada temporada. No setor de calçados masculinos, uma das principais tendências é a procura por calçados que combinem conforto com estilo. 

Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), em 2024 a produção nacional de calçados deve ficar entre 873 milhões e 884,6 milhões de pares. Não por acaso o Brasil é o quinto maior produtor do mundo - o maior fora da Ásia -, o que representa um crescimento entre 2,4% e 3,8%.

Em 2023, o faturamento do varejo de calçados em geral foi de R$ 67,5 bilhões, enquanto as vendas externas somaram US$ 1,16 bilhão, com um total de 118,34 milhões de pares exportados. Isso representou uma queda de 16,6% em volume e 10,8% em receitas na balança comercial em relação a 2022.

Neste mercado, uma das empresas mais representativas é a CNS, que dita as tendências em calçados e acessórios masculinos e é reconhecida pela beleza e qualidade dos acessórios que fabrica. 

fachada da loja CNS em um shopping

Todo esse know how é resultado da parceria entre a expertise no desenvolvimento de seus produtos com fornecedores cuidadosamente selecionados, que trazem as tendências da moda da Europa e dos EUA para desenvolver modelos exclusivos, que são submetidos a um rígido controle de qualidade antes de enfeitarem as vitrines da rede CNS.

A preocupação com a qualidade já estava presente quando surgiu a LUIGI, no centro de São Paulo, em 1975. O sucesso de vendas da loja e a experiência obtida fomentaram o crescimento e abertura de novas lojas.

Fiel ao público masculino, a empresa inaugurou em 1990 no Shopping Ibirapuera a primeira loja da Cia. Nacional de Sapatos. Com um layout atraente e qualidade superior de produtos, esse foi o primeiro nome adotado pela futura rede de lojas.

Em seguida, em 1999, já com uma rede de lojas, a empresa adotou um novo nome, que fosse de fácil lembrança para o consumidor: CNS. De lá pra cá, a rede se expandiu, vai completar 35 anos em 2025 e conta com 28 lojas físicas, em todo o território nacional, além da operação de e-commerce.

Em 2023 a CNS procurou a CRMBonus para resolver alguns desafios. Resumidamente, a companhia buscava:

  • Aumentar a recorrência das compras por parte dos clientes;
  • Fidelizar mais clientes;
  • Aumentar as vendas.
Diego Flores - Head de Marketing e E-commerce na CNS

Solução 

A partir deste início, a CRMBonus implementou na CNS soluções como o Giftback, CRM360 e CRMBack.

Giftback: bônus para novas compras

O Giftback é uma solução eficiente de retenção de clientes. Por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial, a solução oferece um percentual de bonificação ao cliente em função do valor de cada compra para ser usado numa próxima compra - e cujo uso está atrelado a um valor mínimo.

Entre os benefícios para o cliente, destacam-se:

  • Retorno imediato e tangível;
  • Aumento da probabilidade de recompra;
  • Economia sem dependência de promoções;
  • Transparência e simplicidade do modelo.

Agenda do Vendedor: campanhas personalizadas

Esta solução do CRM360 proporciona o desenvolvimento, tanto no físico quanto no digital, de campanhas de marketing personalizadas, estratégias de segmentação, históricos de compras e muito mais. Tudo isso feito na palma da mão: apenas com um único aplicativo fácil e intuitivo. 

Entre os benefícios, destacam-se:

  • Jornadas de pós-compra personalizadas e campanhas de incentivo a vendas integradas com cashback;
  • Indicadores em tempo real sobre clientes contatados e vendas influenciadas;
  • Mensagens sugeridas com segmentações avançadas e textos predefinidos;
  • Informações unificadas: cashback disponível, ticket médio, produtos e loja preferida de compra;
  • Histórico de vendas on e offline com toda a jornada do seu cliente.

CRMBack: redução de abandono de carrinhos

Já o CRMBack utiliza dados de navegação para ajudar a reduzir a taxa de abandono de carrinhos e desistência em e-commerces. 

A solução oferece:

  • Coleta de dados precisos sobre o comportamento de compra e navegação dos usuários;
  • Criação de campanhas de remarketing personalizadas e direcionadas;
  • Melhoria da experiência do usuário;
  • Aumento das conversões e lucros da empresa;
  • Fidelização dos clientes;
  • Comunicação com os clientes através do Whatsapp;
  • Utilização de multicanais de impacto para melhor conversão

Com o apoio dos treinamentos oferecidos pela CRMBonus, o time da CNS se engajou e abraçou as soluções oferecidas contribuindo expressivamente para os resultados alcançados. 

“Logo conseguimos uma rápida efetividade no resultado, pois todo o time foi treinado. O varejo tem esta dificuldade, pois não é possível parar todo o time para fazer um treinamento. Mas resolvemos isso dividindo o treinamento em uma série de módulos. A capacitação da CRMBonus foi excelente e como resultado o time percebeu que tinha potencial de vendas e ganharia mais.”

Diego Flores, Head of Marketing e E-commerce da CNS

Resultado

Com as soluções integradas, os bons resultados logo começaram a aparecer. As vendas foram alavancadas de forma exponencial logo nos primeiros meses. Hoje, a receita incremental via Giftback na CNS, por exemplo, tem um valor bem relevante. O acumulado, de janeiro até agosto de 2024, é de mais de R$ 4 milhões por mês. 

KPIs da CNS no ano de 2024

“Estamos muito otimistas com os resultados. Todas as soluções integradas da CRMBonus já representam 20% das vendas da companhia por mês. E acreditamos que há um potencial para chegar em 40%”

Diego Flores, Head of Marketing e E-commerce da CNS

Assista ao depoimento na íntegra de Diego Flores à campanha "Histórias" e baixe aqui o case CNS & CRMBonus.

E para saber como ajudamos a CNS a conquistar resultados fora da curva em 2024 com as nossas soluções, assista à entrevista de Diego Flores à nossa líder de comunicação e conteúdo Anita Pompeu:


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Escrito por:
Gustavo Gadotti
Diretor de Growth na CRMBonus

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