Blog
Cases

Diego Flores conta como fidelizar fez a CNS vender 20% mais

Por:
11/11/24
6
min de leitura
Compartilhe esta postagem

Desafio

A evolução constante da moda masculina revela tendências novas a cada temporada. Atualmente os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, o que se traduz por mudanças no seu comportamento de compra. 

No setor de calçados masculinos, uma das principais tendências é a procura por calçados que combinem conforto com estilo. Os homens modernos optam por produtos que sejam bonitos, mas ao mesmo tempo confortáveis para o uso no dia a dia. 

Além disso, este consumidor não considera o calçado apenas como um complemento do vestuário, mas que transmita a personalidade de cada um.

Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), em 2024 a produção nacional de calçados deve ficar entre 873,4 milhões e 884,6 milhões de pares. Ou seja, o país é o quinto maior produtor do mundo, o maior fora da Ásia, o que representa um crescimento entre 2,4% e 3,8%.

Em 2023, o faturamento do varejo de calçados em geral foi de R$ 67,5 bilhões, enquanto as vendas externas somaram US$ 1,16 bilhão, com um total de 118,34 milhões de pares exportados. Isso representou uma queda de 16,6% em volume e 10,8% em receitas na balança comercial em relação a 2022.

Neste mercado, uma das empresas mais representativas é a CNS, que dita as tendências em calçados e acessórios masculinos e é reconhecida pela beleza e qualidade. 

fachada da loja CNS em um shopping

Isso é resultado da parceria entre a expertise no desenvolvimento de seus produtos com fornecedores cuidadosamente selecionados, que trazem as tendências da moda da Europa e dos EUA para desenvolver modelos exclusivos, que são submetidos a um rígido controle de qualidade antes de enfeitarem as vitrines da rede CNS.

A preocupação com a qualidade já estava presente quando surgiu a LUIGI, no centro de São Paulo, em 1975. O sucesso de vendas da loja e a experiência obtida fomentaram o crescimento e abertura de novas lojas.

Fiel ao público masculino, a empresa inaugurou em 1990 no Shopping Ibirapuera a primeira loja da Cia. Nacional de Sapatos. Com um layout atraente e qualidade superior de produtos, esse foi o primeiro nome adotado pela futura rede de lojas.

Em seguida, em 1999, já com uma rede de lojas, a empresa adotou um novo nome, que fosse de fácil lembrança para o consumidor: CNS. De lá pra cá, a rede se expandiu, vai completar 35 anos em 2025 e conta com 28 lojas físicas, em todo o território nacional, além da operação de e-commerce.

Em 2023, para resolver alguns desafios, a CNS procurou a CRMBonus. A companhia visava:

  • Aumentar a recorrência das compras por parte dos clientes;
  • Fidelizar mais clientes;
  • Aumentar as vendas.

A partir disso, a CNS buscou a ajuda da CRMBonus, a fim de implementar uma ferramenta integrada que auxiliasse em seus objetivos.

Diego Flores Head da CNS

Solução 

A partir deste início, a CRMBonus implementou na CNS soluções como o Giftback, CRM360 e CRMBack.

Giftback: bônus para novas compras

O Giftback é uma solução eficiente de retenção de clientes. Por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial, a solução oferece um percentual de bonificação ao cliente em função do valor de cada compra para ser usado numa próxima ocasião.

Entre os benefícios para o cliente, destacam-se:

  • Retorno imediato e tangível;
  • Aumento da probabilidade de recompra;
  • Economia sem dependência de promoções;
  • Transparência e simplicidade do modelo.

Agenda do Vendedor: campanhas personalizadas

Esta solução proporciona o desenvolvimento, tanto no físico quanto no digital, de campanhas de marketing personalizadas, estratégias de segmentação, históricos de compras e muito mais. Apenas com um único aplicativo fácil e intuitivo. 

Entre os benefícios, destacam-se:

  • Jornadas de pós-compra personalizadas e campanhas de incentivo a vendas integradas com cashback;
  • Indicadores em tempo real sobre clientes contatados e vendas influenciadas;
  • Mensagens sugeridas com segmentações avançadas e textos predefinidos;
  • Informações unificadas: cashback disponível, ticket médio, produtos e loja preferida de compra;
  • Histórico de vendas on e offline com toda a jornada do seu cliente.

CRMBack: redução de abandono de carrinhos

O CRM Back utiliza dados de navegação para ajudar a reduzir a taxa de abandono de carrinhos e desistência em e-commerces. 

A solução oferece:

  • Coleta de dados precisos sobre o comportamento de compra e navegação dos usuários;
  • Criação de campanhas de remarketing personalizadas e direcionadas;
  • Melhoria da experiência do usuário;
  • Aumento das conversões e lucros da empresa;
  • Fidelização dos clientes;
  • Comunicação com os clientes através do Whatsapp;
  • Utilização de multicanais de impacto para melhor conversão

O time da CNS, em todas as lojas, se engajou totalmente no projeto e a CRMBonus contribuiu muito com o treinamento. 

“Logo conseguimos uma rápida efetividade no resultado, pois todo o time foi treinado. O varejo tem esta dificuldade, pois não é possível parar todo o time para fazer um treinamento. Mas resolvemos isso dividindo o treinamento em uma série de módulos. A capacitação da CRMBonus foi excelente e como resultado o time percebeu que tinha potencial de vendas e ganharia mais.”

Diego Flores, Head of Marketing e E-commerce da CNS

Resultado

Com as soluções integradas, os bons resultados logo começaram a aparecer. As vendas foram alavancadas. Hoje, a receita incremental via Giftback na CNS tem um valor bem relevante. O acumulado, de janeiro até agosto de 2024, é de mais de R$ 4 milhões por mês. Além disso, há outras receitas advindas das outras soluções da CRMBonus.

KPIs da CNS no ano de 2024

“Estamos muito otimistas com os resultados. Todas as soluções integradas da CRMBonus já representam 20% das vendas da companhia por mês. E acreditamos que há um potencial para chegar em 40% brevemente.”

Diego Flores, Head of Marketing e E-commerce da CNS

Escrito por:
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.