Diego Flores conta como fidelizar fez a CNS vender 20% mais
Desafio
A evolução constante da moda masculina revela tendências novas a cada temporada. Atualmente os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, o que se traduz por mudanças no seu comportamento de compra.
No setor de calçados masculinos, uma das principais tendências é a procura por calçados que combinem conforto com estilo. Os homens modernos optam por produtos que sejam bonitos, mas ao mesmo tempo confortáveis para o uso no dia a dia.
Além disso, este consumidor não considera o calçado apenas como um complemento do vestuário, mas que transmita a personalidade de cada um.
Segundo a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), em 2024 a produção nacional de calçados deve ficar entre 873,4 milhões e 884,6 milhões de pares. Ou seja, o país é o quinto maior produtor do mundo, o maior fora da Ásia, o que representa um crescimento entre 2,4% e 3,8%.
Em 2023, o faturamento do varejo de calçados em geral foi de R$ 67,5 bilhões, enquanto as vendas externas somaram US$ 1,16 bilhão, com um total de 118,34 milhões de pares exportados. Isso representou uma queda de 16,6% em volume e 10,8% em receitas na balança comercial em relação a 2022.
Neste mercado, uma das empresas mais representativas é a CNS, que dita as tendências em calçados e acessórios masculinos e é reconhecida pela beleza e qualidade.
Isso é resultado da parceria entre a expertise no desenvolvimento de seus produtos com fornecedores cuidadosamente selecionados, que trazem as tendências da moda da Europa e dos EUA para desenvolver modelos exclusivos, que são submetidos a um rígido controle de qualidade antes de enfeitarem as vitrines da rede CNS.
A preocupação com a qualidade já estava presente quando surgiu a LUIGI, no centro de São Paulo, em 1975. O sucesso de vendas da loja e a experiência obtida fomentaram o crescimento e abertura de novas lojas.
Fiel ao público masculino, a empresa inaugurou em 1990 no Shopping Ibirapuera a primeira loja da Cia. Nacional de Sapatos. Com um layout atraente e qualidade superior de produtos, esse foi o primeiro nome adotado pela futura rede de lojas.
Em seguida, em 1999, já com uma rede de lojas, a empresa adotou um novo nome, que fosse de fácil lembrança para o consumidor: CNS. De lá pra cá, a rede se expandiu, vai completar 35 anos em 2025 e conta com 28 lojas físicas, em todo o território nacional, além da operação de e-commerce.
Em 2023, para resolver alguns desafios, a CNS procurou a CRMBonus. A companhia visava:
- Aumentar a recorrência das compras por parte dos clientes;
- Fidelizar mais clientes;
- Aumentar as vendas.
A partir disso, a CNS buscou a ajuda da CRMBonus, a fim de implementar uma ferramenta integrada que auxiliasse em seus objetivos.
Solução
A partir deste início, a CRMBonus implementou na CNS soluções como o Giftback, CRM360 e CRMBack.
Giftback: bônus para novas compras
O Giftback é uma solução eficiente de retenção de clientes. Por meio de uma plataforma de Inteligência Artificial, a solução oferece um percentual de bonificação ao cliente em função do valor de cada compra para ser usado numa próxima ocasião.
Entre os benefícios para o cliente, destacam-se:
- Retorno imediato e tangível;
- Aumento da probabilidade de recompra;
- Economia sem dependência de promoções;
- Transparência e simplicidade do modelo.
Agenda do Vendedor: campanhas personalizadas
Esta solução proporciona o desenvolvimento, tanto no físico quanto no digital, de campanhas de marketing personalizadas, estratégias de segmentação, históricos de compras e muito mais. Apenas com um único aplicativo fácil e intuitivo.
Entre os benefícios, destacam-se:
- Jornadas de pós-compra personalizadas e campanhas de incentivo a vendas integradas com cashback;
- Indicadores em tempo real sobre clientes contatados e vendas influenciadas;
- Mensagens sugeridas com segmentações avançadas e textos predefinidos;
- Informações unificadas: cashback disponível, ticket médio, produtos e loja preferida de compra;
- Histórico de vendas on e offline com toda a jornada do seu cliente.
CRMBack: redução de abandono de carrinhos
O CRM Back utiliza dados de navegação para ajudar a reduzir a taxa de abandono de carrinhos e desistência em e-commerces.
A solução oferece:
- Coleta de dados precisos sobre o comportamento de compra e navegação dos usuários;
- Criação de campanhas de remarketing personalizadas e direcionadas;
- Melhoria da experiência do usuário;
- Aumento das conversões e lucros da empresa;
- Fidelização dos clientes;
- Comunicação com os clientes através do Whatsapp;
- Utilização de multicanais de impacto para melhor conversão
O time da CNS, em todas as lojas, se engajou totalmente no projeto e a CRMBonus contribuiu muito com o treinamento.
“Logo conseguimos uma rápida efetividade no resultado, pois todo o time foi treinado. O varejo tem esta dificuldade, pois não é possível parar todo o time para fazer um treinamento. Mas resolvemos isso dividindo o treinamento em uma série de módulos. A capacitação da CRMBonus foi excelente e como resultado o time percebeu que tinha potencial de vendas e ganharia mais.”
Diego Flores, Head of Marketing e E-commerce da CNS
Resultado
Com as soluções integradas, os bons resultados logo começaram a aparecer. As vendas foram alavancadas. Hoje, a receita incremental via Giftback na CNS tem um valor bem relevante. O acumulado, de janeiro até agosto de 2024, é de mais de R$ 4 milhões por mês. Além disso, há outras receitas advindas das outras soluções da CRMBonus.
“Estamos muito otimistas com os resultados. Todas as soluções integradas da CRMBonus já representam 20% das vendas da companhia por mês. E acreditamos que há um potencial para chegar em 40% brevemente.”
Diego Flores, Head of Marketing e E-commerce da CNS