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Por que a loja física ainda é tão importante? Descubra 7 motivos

Por:
Thiago Vicente
27/11/24
4
min de leitura
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Talvez você não saiba, mas mesmo com o crescimento das vendas online, o e-commerce ainda representa uma pequena porcentagem das vendas totais no varejo. De acordo com a eMarketer, essa participação é de apenas 14,5% nos EUA, por exemplo. Por isso, listamos 8 razões para você, varejista, continuar investindo nas lojas físicas!

1. Clientes que retiram na loja compram itens adicionais

O formato "clique e retire" está cada vez mais popular entre consumidores e varejistas por toda a conveniência que oferece. Para os varejistas, é uma opção mais barata que a entrega, com o benefício adicional de trazer os clientes para dentro da loja possibilitando compras adicionais. Segundo a empresa americana de pesquisas Forrester, de 30 a 40% dos consumidores que utilizam esse método acabam comprando mais quando vão à loja.

2. Consumidores têm mais confiança ao ver o produto pessoalmente

O principal motivo pelo qual os consumidores preferem comprar em lojas físicas, segundo pesquisas da KPMG, é para ver, testar e experimentar os produtos antes de comprá-los. Em uma loja física é possível tirar dúvidas o que ajuda na finalização da compra, além de reduzir a chance de devoluções devido a questões como tamanho e cor.

3. Atendimento personalizado aumenta as vendas

Embora o e-commerce seja popular, a interação humana ainda é muito importante. Dados da RetailEXPO demonstram que mais de 60% dos compradores acreditam que vendedores bem informados podem influenciar sua decisão de ir até uma loja física, e 75% afirmam que tendem a gastar mais após receber um atendimento de alta qualidade.

pessoas conversando ao lado do emblema de uma loja

4. Lojas físicas podem reduzir o custo de devoluções

As devoluções de produtos comprados em lojas físicas variam de 5 a 10%, enquanto as devoluções de compras online chegam a 15-40%. Além disso, custa mais para processar trocas ou devoluções de compras feitas online devido às taxas de envio e transporte. Isso está alinhado com a preferência dos consumidores: segundo a National Retail Federation, 80% dos compradores preferem devolver produtos em uma loja física a enviá-los de volta.

5. Lojas físicas podem ser usadas como parte da cadeia de suprimentos

Um dos desafios do varejo omnichannel é o alto custo logístico, que pode reduzir as margens de lucro. Para enfrentar isso, alguns varejistas utilizam suas lojas físicas como centros de distribuição, conhecidos como "dark stores", ajudando, assim, a reduzir os custos de gestão de estoque e ampliando o alcance geográfico.

6. Lojas físicas oferecem pesquisas de mercado gratuitas sobre preferências e hábitos dos clientes

Embora os dados coletados nas lojas online ajudem a identificar tendências, observar os clientes nas lojas físicas e como eles interagem com os produtos oferece insights valiosos sobre suas preferências.

7. Lojas físicas aumentam o tráfego para lojas online

O Conselho Internacional de Shopping Centers informou que o tráfego nos sites aumenta em 37% no trimestre seguinte à abertura de uma loja física. Além disso, quando um varejista inaugura uma loja física, o número de menções online da marca e de buscas na web cresce significativamente, o que leva ao aumento da lucratividade. Além disso, uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que consumidores que compram tanto online quanto em lojas físicas tendem a gastar mais, confirmando que o varejo físico ainda desempenha um papel crucial nas estratégias de negócios.

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Escrito por:
Thiago Vicente
VP Comercial na CRMBonus
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