Blog
Sales

Varejo 2025: conheça as principais‍ tendências

Por:
3/1/25
15
min de leitura
Compartilhe esta postagem

Para aproveitar essas tendências ao máximo, é essencial investir em conhecimento constante e adotar uma mentalidade aberta para testar novas abordagens. Acompanhar insights varejo e aprender com exemplos bem-sucedidos também farão toda a diferença na implementação dessas novidades e na obtenção de resultados significativos.

A seguir você vai ler mais sobre todas as tendências que vão determinar o futuro do varejo em 2025.


Concierge Commerce

Esse modelo se inspira nos serviços personalizados oferecidos por hotéis de luxo e tem como premissa criar uma experiência de compra sob medida, onde cada consumidor se sente único e plenamente atendido. O que permite tudo isso acontecer é a combinação do uso de inteligência artificial e big data na análise do comportamento do consumidor para oferecer recomendações em tempo real. Por isso, ferramentas como assistentes virtuais personalizados, chatbots avançados e consultores humanos apoiados por tecnologia desempenham um papel central. 

Vale destacar que o Concierge Commerce também se estende ao atendimento pós-venda, garantindo que o cliente tenha suporte contínuo e soluções rápidas para suas necessidades.

Empresas que adotam essa abordagem aumentam a fidelidade do cliente e ainda são capazes de criar oportunidades de upselling e cross-selling de forma bastante eficiente.

Hiperpersonalização

A personalização continuará sendo um diferencial competitivo em 2025, com um foco ainda maior em oferecer experiências únicas e relevantes para cada cliente. Por exemplo, utilizando dados capturados por meio de interações digitais, histórico de compras e até preferências declaradas, marcas poderão criar jornadas de consumo altamente customizadas.

Vale dizer que a hiperpersonalização não deve se limitar a uma recomendação inteligente de produtos, embora isso se mostre realmente importante na atualidade. Envolve também adaptar canais de comunicação, ofertas e até mesmo o design ou músicas que tocam em lojas físicas para atender preferências de um determinado perfil de cliente - como falamos no post sobre flagship stores

Os e-commerces, por sua vez, também conseguem apresentar vitrines digitais diferentes para cada usuário, enquanto lojas físicas podem usar tecnologia para oferecer promoções exclusivas baseadas na localização do cliente.

Inteligência Artificial

Em 2025, a aplicação de inteligência artificial (IA), realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) tem tudo para alcançar um novo patamar no que se refere ao segmento do varejo. O ponto interessante desses recursos é o potencial deles tanto para a otimização do dia a dia de empresas como para a criação de experiências de compra interativas e cativantes.

Por exemplo, a IA tende a continuar desempenhando um papel importante na personalização, logística e previsão de demanda. Ferramentas baseadas em machine learning permitirão que varejistas analisem grandes volumes de dados em tempo real, ajustando estratégias de estoque, precificação e marketing de forma bastante precisa.

Já tecnologias como a VR e a AR serão usadas para desenvolver ambientes de compra imersivos. Imagine experimentar virtualmente roupas ou testar como um móvel ficaria em sua casa antes de comprar... Já imaginou o grau de satisfação do cliente que ações como essas gerariam? Além disso, consequentemente, poderiam ainda reduzir a taxa de devolução, um dos desafios do e-commerce.

Outro aspecto importante é que essas tecnologias emergentes facilitam o treinamento de equipes, permitindo simulações práticas que melhoram o atendimento e a eficiência operacional. 

Omnicanalidade

Em 2025, empresas que ainda não tiverem integrado completamente seus canais online e offline tenderão a enfrentar obstáculos extras para atender às expectativas dos consumidores. Por isso, é interessante frisar que essa ação vai além de oferecer a opção de compra online e retirada na loja. Trata-se de criar uma experiência coesa em todos os pontos de contato, onde seja possível transitar entre eles de modo fluído, sem interrupções. 

Isso inclui permitir que um carrinho abandonado no e-commerce seja recuperado em uma loja física ou que uma interação iniciada em um chatbot seja concluída com um vendedor humano.

Sustentabilidade

O consumidor moderno está superconsciente a respeito do impacto ambiental e social de suas escolhas, o que pressiona as empresas a adotarem práticas éticas e transparentes. A economia circular, por exemplo, ganhará ainda mais destaque com iniciativas que incentivam a reutilização e a reciclagem de produtos. 

Muitas marcas já estão implementando programas de recompra, onde clientes podem devolver itens usados em troca de créditos ou descontos. Além disso, o uso de materiais sustentáveis na produção e embalagens ecológicas é algo importante de se adotar. Não apenas como um diferencial, mas como uma obrigação para atender às expectativas do mercado.

A transparência também será fundamental. Em um mundo tão cheio de informações por diversos canais, consumidores conseguem exigir dados detalhados acerca da origem de produtos, condições de trabalho na cadeia de suprimentos e impacto ambiental.  


Principais desafios

Embora essas tendências apresentem grandes oportunidades, a implementação dessas estratégias traz desafios:

Lidar com erros

Infelizmente é muito comum que os líderes e as empresas estejam muito empenhados em buscar inovação, porém, sem que haja disposição para lidar ou aceitar erros. Em vez de encará-los como um aprendizado a ser aprimorado em ocasião futura, muitas lideranças tendem a punir os liderados quando algo não ocorre quando imaginado. Além disso, lidar com novidades demanda enfrentar diversos desafios tecnológicos, culturais e financeiros.

Adaptação da equipe

A transformação digital no varejo exige uma mudança cultural dentro das organizações. Os colaboradores precisam estar preparados para adotar novas ferramentas e processos, o que demanda treinamento contínuo. Resistências internas e falta de engajamento podem dificultar a implementação.

Orçamento limitado

Implementar práticas sustentáveis, investir em personalização e adotar tecnologias emergentes requerem recursos financeiros consideráveis. Pequenas e médias empresas, em particular, às vezes enfrentam dificuldades para alocar orçamento suficiente para essas iniciativas. 

Uma possível solução para amenizar todos esses desafios é contar com parceiros especializados que já saibam como dar solução a esses obstáculos.


Gostou e quer saber ainda mais sobre o assunto? Então assista à essa palestra de Gustavo Gadotti, diretor de Growth da CRMBonus e expert em varejo, na G4 Educação:

{{ctanews-component="/blog"}}

Escrito por:

Quer saber mais sobre nossas soluções?

Fale agora mesmo com os nossos especialistas!
Falar agora
Aumente suas vendas de 10% a 20% em até 100 dias
Sala de reuniões
whats

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.