Salomão Salum aumenta o faturamento do Grupo Afeet em 11%
Desafio
O mercado de produtos esportivos cresce de forma orgânica, impulsionado pelo interesse do consumidor em praticar atividades para seu bem-estar e mesmo lazer, mas também pelo forte apelo da moda e da sustentabilidade que coloca as marcas em evidência.
O setor de calçados esportivos vem apresentando sinais de crescimento. A estimativa para 2024 é um aumento da ordem de 3,6% em relação a 2023 no volume de produção, segundo levantamento realizado pelo IEMI – Inteligência de Mercado.
A pesquisa mostra que em 2023 a produção alcançou 82,8 milhões de pares, em uma pequena alta de 0,4%. Além disso, o setor representa 10,8% do volume comercializado pelo varejo de calçados em geral.
Mas o setor esportivo envolve ainda roupas e acessórios esportivos. A moda esportiva feminina deve crescer até 2025 mais de R$ 3 bilhões. Já a masculina aumentará em mais de R$ 2 bilhões.
A categoria de acessórios esportivos deve crescer mais de 11% durante 2021-2025, para atingir um valor de mais de R$ 1 bilhão até 2025. E, neste mercado bilionário, destaca-se o grupo Afeet, detentora das marcas Authentic Feet, Artwalk e Magic Feet.
O grupo atua no varejo de produtos lifestyle esportivo no Brasil desde 1995 e também é um dos principais parceiros estratégicos de marcas como Nike, Adidas e Puma.
Atualmente opera com 206 lojas físicas, sendo 38 lojas próprias, 168 franquias, três lojas on-line e o aplicativo MVP.
O aplicativo MVP visa minimizar a ação de máquinas programadas (bots). Com isso, os consumidores reais podem comprar os lançamentos mais disputados e exclusivos do mercado, o que resulta em uma experiência diferenciada e segura.
Em 2021, a Afeet se engajou em uma parceria com a CRMBonus para superar alguns desafios:
- Estimular a volta dos clientes para nova compra;
- Fidelizar mais clientes;
- Aumentar as vendas.
Solução
Como a CRMBonus trabalha com uma plataforma que alavanca as relações entre empresas e clientes, por meio da análise de dados com inteligência artificial, a Afeet reconheceu a vantagem de adotar a solução para fazer crescer seus negócios.
A solução dada pela CRMBonus ao grupo foi o Giftback, um programa que gera bonificação para o cliente em uma compra futura.
Trata-se de uma recompensa em forma de bônus ao cliente, o que aumenta sua satisfação e cria uma experiência positiva com a marca. Esta tendência está desempenhando um papel fundamental na evolução do varejo no Brasil. As empresas configuram as normas do programa e definem o intervalo de tempo que o cliente pode usá-lo em uma nova compra.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2023, revelou que quase 6,5 milhões de empresas já oferecem o cashback.
“É uma solução vantajosa para o cliente e um motivo claro e palpável para que ele volte às nossas lojas em um curto espaço de tempo, muito menor do que ele voltaria para comprar um tênis. Ali ele enxerga um benefício claro e com valor”
Salomão Salum, CEO do Grupo Afeet
O programa de Giftback da Afeet tem validade para as compras realizadas nas lojas físicas e no e-commerce (site e aplicativo MVP) das marcas do Grupo Afeet: Authentic Feet, ARTWALK e Magicfeet.
Pelo programa, 10% do valor do produto adquirido na loja física ou no e-commerce (site ou aplicativo) será convertido em créditos, que o cliente poderá utilizar em desconto no pagamento de compras futuras.
Se o cliente preencher a pesquisa de atendimento e satisfação, o percentual será de 15%. O limite de desconto máximo é de 30% do valor total da compra futura. Além disso, os créditos são cumulativos com outras promoções vigentes em qualquer das marcas do Grupo Afeet.
Resultado
Rapidamente, a solução gerou resultados surpreendentes para a Afeet. No início de dezembro de 2021, havia um grande gap para que o grupo batesse a meta do ano. Com o Giftback, a reativação de clientes foi um sucesso, pois trouxe um grande fluxo de consumidores às lojas, ajudando o grupo a atingir a meta do ano.
E, a partir da utilização das soluções da CRMBonus, o Grupo Afeet recuperou 100 mil clientes para novas compras e influenciou no aumento de 11% de seu faturamento.
“Foi uma campanha incrível. Foi muito gratificante ter clientes voltando e chancelando nosso trabalho. Sem dúvida nenhuma, foi uma prova de que estamos fazendo um trabalho bem feito. A CRMBonus é um parceiro com quem podemos contar”
Salomão Salum, CEO do Grupo Afeet
Gostou? Então assista também ao depoimento na íntegra de Salomão Salum à campanha "Histórias":