Saiba como a IA transforma a personalização no e-commerce
Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) no e-commerce emergiu como uma ferramenta revolucionária, permitindo às empresas oferecer um nível de personalização que antes era inimaginável ao analisar grandes volumes de dados.
Pesquisa McKinsey & Company
- 71% dos consumidores desejam experiências personalizadas;
- 76% se sentem insatisfeitos quando isso não ocorre.
Muitos profissionais de CRM utilizam ferramentas analíticas avançadas para extrair insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores, permitindo a criação de campanhas de marketing mais segmentadas e eficazes. Dessa forma, conseguem captar e interpretar dados de navegação, histórico de compras e interações, criando um perfil detalhado de cada consumidor. Também compreendem melhor os clientes, identificando padrões de comportamento e antecipando necessidades, o que possibilita a entrega de recomendações de produtos mais precisas, conteúdo customizado e experiências de compra mais envolventes e satisfatórias.
Personalização inteligente: técnicas e práticas
Nesse aspecto, a grande novidade é a personalização em tempo real. Utilizando algoritmos de machine learning, as empresas podem personalizar o conteúdo do site, oferecendo uma experiência única de compra em tempo real e aumentando as taxas de conversão por meio de:
- Recomendações e conteúdo personalizados;
- Chatbots inteligentes;
- Automação de marketing.
Transforme a jornada do cliente com sugestões personalizadas
Essa talvez seja a aplicação mais conhecida da IA no e-commerce. Utilizando algoritmos de machine learning, os sistemas de recomendação podem sugerir produtos, com base no comportamento de navegação e histórico de compras, que realmente correspondem às preferências e necessidades do cliente. Marcas como Amazon e Netflix são pioneiras no uso desta tecnologia, proporcionando uma experiência do cliente personalizada que mantém os clientes engajados e satisfeitos.
Por isso, implementar recomendações personalizadas de produtos torna-se uma estratégia essencial para aumentar a conversão, fidelização dos clientes e melhorar a experiência de compra.
Conteúdo personalizado em tempo real: a chave para um site atraente
Na prática, isso inclui a customização de banners, ofertas especiais e até a disposição dos produtos, adaptando-se às preferências e comportamentos do usuário em tempo real. Este nível de personalização é uma oportunidade para criar uma experiência única e poder transformar um visitante casual em um cliente fiel, aumentando as chances de conversão e a satisfação geral.
Atendimento personalizado 24/7: o poder dos chatbots
Os chatbots e assistentes virtuais, impulsionados por IA, são uma ferramenta poderosa para melhorar ainda mais a personalização da experiência de compra e aumentar a eficiência da equipe. Eles podem responder a perguntas frequentes, guiar os clientes através do processo de compra e até oferecer recomendações de produtos. Exemplos notáveis incluem o chatbot da H&M e a assistente virtual da Sephora.
Automação para um marketing mais eficaz
Essa é uma forma de otimizar campanhas e melhorar a eficácia das comunicações com os clientes. Permite que as marcas enviem mensagens altamente segmentadas e personalizadas, como e-mails, SMS e notificações push, com ofertas especiais, lembretes de carrinho abandonado e recomendações de produtos - tudo adaptado ao comportamento e às preferências do cliente.
Ferramentas como o CRMBack têm mostrado muita eficácia na personalização do Varejo, ajudando empresas a aumentar suas taxas de conversão e reduzir o abandono de carrinhos. Utilizando dados de CRM e ferramentas de automação, é possível criar campanhas que atendem às necessidades específicas de cada cliente, aumentando, também, o retorno sobre o investimento (ROI).
Case Vivara
A maior rede de joalheria do Brasil encontrou no CRMBack uma ferramenta essencial para potencializar suas estratégias de marketing e personalização.
- Utilizando dados de navegação dos usuários, a Vivara conseguiu aumentar em 3% a receita do e-commerce, recuperando quase R$ 4 milhões em receita apenas entre janeiro e maio de 2024.
A personalização das comunicações via e-mail, WhatsApp e SMS permitiu à marca engajar os clientes de forma mais eficaz, diminuindo a taxa de abandono de carrinho e aumentando a conversão.
Case Leroy Merlin
Outro grande case é a Leroy Merlin, que utiliza o CRMBack para otimizar suas estratégias de marketing omnichannel.
- A empresa conseguiu aumentar em cinco vezes sua taxa de recuperação de carrinho abandonado, gerando mais de R$ 4 milhões em faturamento recuperado nos primeiros meses de 2024.
A personalização baseada em IA lhe permitiu conhecer melhor o comportamento de seus clientes e oferecer experiências de compra mais alinhadas com suas necessidades e preferências.
Nesse vídeo Ricardo Alves, gerente de vendas à distância da Leroy Merlin, conta como o CRMBack e outras estratégias de CRM estão contribuindo para o crescimento ainda maior da empresa:
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