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CEO da Aramis recupera mais de 60 mil clientes em 2023

Por:
Gustavo Gadotti
17/7/24
5
min de leitura
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Desafio

O varejo de vestuário no Brasil deve movimentar 2,1 bilhões de peças para o outono-inverno 2024, em um crescimento de 2,8% sobre o resultado de 2023, de acordo com Instituto Inteligência de Mercado (IEMI)

As estimativas do IPC Maps para o setor de moda brasileiro em 2023 previram um faturamento de R$ 221,6 bilhões, em um aumento de 6,8% em relação a 2022.

Já o comércio on-line, com o surgimento de marketplaces e dos sistemas de pagamento eletrônico, é responsável por mais de 10% das transações comerciais no varejo nacional, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Por conta da digitalização do varejo, as tendências que estão impactando o setor este ano incluem o marketing orientado a dados, experiência omnichannel, sustentabilidade e personalização.

A tecnologia ajuda o varejo a conhecer melhor seus clientes, oferecendo uma experiência eficiente com canais integrados e uma jornada de compra mais personalizada, o que resulta em sua fidelização.

Com a ajuda da tecnologia, a Aramis Inc, está investindo na expansão de suas lojas físicas e on-line. Criada em 1995, pelo empresário francês Henri Stad como uma sofisticada grife de moda masculina, desde 2014 a marca passou por uma modernização, voltada ao consumidor mais jovem e conectado, quando seu filho Richard Stad assumiu a empresa.

Desde então, a marca investe em inovação e consolida-se como referência no país. Hoje, a rede conta com 120 lojas próprias e mais de 1.200 pontos de venda multimarcas.

Além disso, no final de 2022, lançou sua segunda marca, a Urban Performance, com três lojas próprias e 116 lojas multimarcas, sob o conceito athleisure e com roupas que mesclam momentos de lazer, esporte e trabalho. Essa expansão desenha um novo ciclo de crescimento rumo à meta de atingir o faturamento de R$ 1 bilhão em 2026.

“O ano de 2023 foi muito focado no desenvolvimento de uma máquina que está agora em operação. Dobramos de tamanho desde 2021 e pretendemos dobrar novamente até 2026. Mas não conseguiremos isso fazendo o mesmo de antes.”

Richard Stad, CEO da Aramis

Com um faturamento de R$ 580 milhões e um crescimento de 18% em 2023, a grife pretende alcançar em 2024 o montante de R$ 670 milhões.

Para isso, os grandes desafios da rede eram criar uma jornada excepcional para o cliente, de forma a levá-los de volta à loja com recorrência e conquistar novos consumidores.

Solução 

A parceria com a CRMBonus foi uma estratégia positiva, na medida em que atendeu os objetivos da Aramis. De imediato, a CRMBonus ofereceu a implementação do Giftback, uma ferramenta inteligente e eficiente de retenção no varejo.

Assim, a cada compra realizada no site, o cliente ganha 10% em bônus para a próxima compra. O crédito é válido por 30 dias, três dias após a compra.

Além disso, a CRMBonus ofereceu à Aramis a possibilidade de adotar outra estratégia para principalmente alcançar novos consumidores, que é o Vale Bonus, a moeda digital do grupo CRMBonus.

Trata-se de um aplicativo que oferece recompensas e benefícios maiores do que outros programas.

Conta com um sistema próprio de ofertas dinâmicas e inteligentes, que permite ao usuário ter acesso a ofertas customizadas ao seu perfil e hábitos de consumo.

Para usá-lo, basta acessar o app e trocar o saldo por bônus, que podem ser usados como parte do pagamento nas marcas, restaurantes e serviços disponíveis.

“Sempre procuramos maneiras de conseguir, dentro da jornada de compra do cliente, gerar valor e benefícios. Não temos o costume de dar desconto nas lojas, até por conta da estratégia de preço estruturado e posicionamento da marca. No entanto, o Giftback é uma forma muito positiva de fazer este cliente voltar e o Vale Bonus é uma maneira inteligente de apresentar a marca para consumidores que nunca compraram produtos da marca.”

Richard Stad, CEO da Aramis

Resultado

Com a implementação de ambas as estratégias, a Aramis teve resultados impactantes. Somente em 2023, 60 mil clientes voltaram a comprar na varejista, enquanto pelo Vale Bonus, a marca conquistou 1.700 novos clientes.

No ano passado, a Aramis também construiu um banco de dados com 410 mil clientes ativos nas lojas próprias, franquias e digital e já começou a implantar diversas ações: da escolha do mix ofertado à definição dos canais de divulgação.

A segmentação promovida já inclui, por exemplo, perfil de cliente, canal de venda, região, categoria de produto e frequência de compra.

Outra investida da rede é conseguir extrair dados de clientes que compram nas 1.200 lojas multimarcas, que vendem seus produtos. A estimativa indica uma base adicional de 250 mil clientes.

Com estes dados e a inteligência artificial a guiar a expansão, a rede alterou seus objetivos: de 167 lojas para 180 a 200 pontos até 2026. 

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Escrito por:
Gustavo Gadotti
Diretor de Growth na CRMBonus
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